Instalação

Pytuguês se baseia e é implementado em Python 3. Para a instalação completa do Pytuguês, é necessário instalar algumas bibliotecas adicionais do Python. As instruções de instalação diferem ligeiramente em cada plataforma.

Linux

Você precisa do Python3 e do PyQt4. Existe uma chance razoável que ambos estejam instalados. Se sua distribuição for baseada no Debian/Ubuntu, o comando abaixo garante que todas as bibliotecas necessárias serão instaladas

$ sudo apt-get install python3-all python3-pyqt4 python3-pyqt4.qsci python3-pip

Se quiser apenas fazer a instalação local, o comando fica:

$ pip3 install pytuga --user

Uma vez instalado, você pode atualizar a versão do Pytuguês usando:

$ pip3 install pytuga -U --user

O script de instalação salva os arquivos executáveis na pasta ~/.local/bin. Normalmente esta pasta não está no PATH, mas a pasta ~/bin/ está. Se esta pasta existir, use o comando

$ cp ~/.local/bin/* ~/bin/

Caso ela não exista, faça a ligação entre as duas

$ ln -s ~/.local/bin ~/bin

Windows

É necessário baixar e instalar manualmente os pacote com o Python3.4 e o PyQt4. Os pacotes variam um pouco caso seu Windows seja de 32 ou 64 bits:

32 bits
64 bits

É importante marcar a opção “Add python.exe to your path” durante a instalação. Depois disto abra o terminal do Windows (Win+R e digite “cmd”) e execute os comandos:

$ python -m pip install pytuga -U

Se o código anterior não funcionar, provavelmente significa que o Python não está no caminho padrão de procura do Windows. Se este for o caso, é necessário mudar para o diretório onde o Python foi instalado. Digite:

$ cd c:\Python34\

E agora repita os comandos anteriores. Se você decidiu instalar o Python em outro caminho, modifique o comando acima para indicar o caminho correto.

Para executar o Tugalinhas, aperte Win+R e digite “tugalinhas” no prompt. Caso isto não funcione (especialmente nas versões mais novas do Windows), procure o executável do tugalinhas na pasta c:\Python34\Scripts\