O Stoq por padrão irá rodar na lingua do sistema do usuário. Isto é, se você estiver utilizando o seu sistema operacional em inglês, o Stoq irá abrir em inglês.
Essa opção pode ser fácilmente mudada nas preferências do usuário, no menu Editar ▸ Preferências. Lá você pode escolher rodar o Stoq em Português do Brasil.
Caso essa opção deixe o Stoq "meio" traduzido, isto é, com algums partes traduzidas e outras em inglês, significa que você não possui os pacotes de tradução do GTK+ em Português do Brasil.
Se estiver utilizando o Ubuntu, basta apenas instalar o pacote language-support-pt. A partir daí as configurações acima devem funcionar corretamente.
Isso depende. Se você tiver habilitado o plugin ECF a utilização da impressora fiscal é obrigatória. Caso contrário, não!
Verifique se o seu estabelecimento é obrigado a imprimir notas fiscais. Caso seja, a ativação desse plugin é obrigatória pela lei e não opcional!
O Stoq é capaz de imprimir boletos para contas a receber.
Para informações de como configurá-los, consulte a página do manual sobre boletos.
Você pode realizar isso em todos os aplicativos no menu Arquivo ▸ Novo ▸ Janela, ou mesmo na barra de ferramentas, no menu Novo ▸ Janela.
Essa opção irá abrir uma janela nova do Stoq, totalmente independente da outra, te possibilitando possuir mais de 1 aplicativo aberto ao mesmo tempo.
O processo de registro de estoque inicial só pode ser utilizado uma vez para cada produto. Após isso, você pode utilizar inventários para realizar ajustes.
Todas as informações do Stoq são guardadas na base de dados PostgreSQL. Realizando um backup da base é o suficiente para preservar todas essas informações/configurações. Para isso, utilize o comando:
$ pg_dump -Fc dbname > stoq.dump
Substitua dbname pelo nome da base de dados utilizada pelo Stoq.
Algumas configurações são guardados no diretório ~/.stoq, como informações de conexão, algumas configurações específicas de usuários e etc, podendo você também guardá-la.
Se você realizou o backup utilizando a dica de backup acima, você pode restaurá-lo com:
$ pg_restore -d dbname stoq.dump
O comando pg_restore deve ser rodado em uma base vazia recém criada. Caso você pretenda restaurar o backup em cima de uma base já existente, primeiro faça:
$ dropdb dbname ; createdb dbname
Substitua dbname pelo nome da base de dados utilizada pelo Stoq.
Dê uma olhada na visão geral pois esta possui uma gama de informações que podem acabar sanando a sua dúvida.
Caso não tenha encontrado nada sobre a sua dúvida você pode tentar entrar em contato conosco.